Breaking News

Primeira carga de gado 100% maranhense é embarcada pelo Porto do Itaqui.

 


Entre os dias 14 e 15 de abril foi realizada a operação de embarque da primeira carga de bois vivos, exclusivamente de rebanhos maranhenses, pelo Porto do Itaqui. Estão sendo embarcadas, no navio MV Rami M, 1.250 cabeças com destino ao Líbano. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) realiza a operação de acordo com a portaria 268/2015, que regulamenta as Normas de Atracação no Porto do Itaqui.

Na qualidade de autoridade portuária, a EMAP tem a responsabilidade de controlar a entrada e o embarque da carga, garantindo o cumprimento dos requisitos operacionais, de segurança, meio ambiente, legais, fiscais e aduaneiros da operação. Para esse tipo de operação foi disponibilizado o Berço 100. “Aproveitamos as experiências dos embarques anteriores e nos qualificamos para operar carga de bois vivos. Esse embarque agora reafirma a capacidade que o Porto do Itaqui tem para movimentar a economia maranhense, gerando riqueza para o estado”, afirma o diretor de operações da EMAP, José Antonio Magalhães.


A carga é de responsabilidade da Agroexport Trading e Agronegócio, empresa exportadora, que nomeou a Pedreiras Transporte como operadora portuária para os dois embarques. Foi estimada a contratação de 20 a 30 caminhões para o transporte do gado vivo entre o Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) – uma fazenda localizada em Matões do Norte (MA) – e o Porto do Itaqui.De acordo com Gustavo Tiveron, gerente da Agroexport, trata-se da primeira operação dessa natureza feita pela empresa no estado, que recebeutoda a assistência por parte do Governo do Maranhão. “A receptividade de todos e a sinergia dos órgãos, todos caminhando para o mesmo lado, agilizou bastante o processo e nos surpreendeu de forma muito positiva. Parabéns ao Governo do Estado pelo sucesso dessa parceria entre o público e a iniciativa

Nenhum comentário